Douglas Costa e os jornalistas emocionados

Jônatas Nascimento
4 min readMay 24, 2021

Entenda como uma mentira contada várias vezes se torna verdade

(Por Jônatas Nascimento)

Reprodução: Grêmio Football Porto Alegrense

Douglas Costa de Souza, mais conhecido como Douglas Costa, é o novo reforço do Grêmio para a temporada 2021 do clube, gerando um grande movimento, tanto virtual quanto entre os torcedores tricolores. Não é surpresa uma reação como essa por parte da torcida, basta refletirmos que trata-se de um atleta que até pouco tempo fazia parte da seleção brasileira, vindo da Europa e identificado com o clube, até esse ponto tudo normal, torcedor existe para torcer, mas a questão que eu trarei aqui é outra.

Na última sexta-feira (após o anuncio da contratação) me deparei com diversos jornalistas extremamente emocionados com a chegada de Douglas Costa ao imortal, no nível de ouvir algumas frases inacreditaves como por exemplo que ao desembarcar no Brasil chegaria com o status de melhor jogador atuando no país e que abaixo de Neymar ele era o segundo melhor de sua geração, eu sei, beira a loucura ler pensamentos como esse e eu levei um certo tempo até assimilar que essas pessoas estavam realmente falando sério, mas sim, elas estavam.

Desde já gostaria de ressaltar que Douglas Costa pode sim dar muito certo no Grêmio e eu até torço para que isso aconteça, é um bom jogador e toda essa história dele de amor ao clube é realmente muito bonita, porém, precisamos ser verdadeiros aos fatos e é nessa tentativa que eu escrevo esse texto. Na minha mente é inconcebivel a ideia de Douglas Costa chegar ao país como principal nome sendo que em territorio nacional já temos jogadores como Arrascaeta ou Daniel alves, desenvolverei o pensamento abaixo.

Douglas Costa atuando pelo Grêmio em 2010 — Reprodução: Valdir Friolin / Agencia RBS

Números não são tudo, já diria algum comentarista apaixonado, verdade, mas aqui os utilizaremos, vamos a eles, foi um pouco complicado conseguir estatisticas exatas, mas em números gerais foram até o momento 472 jogos na carreira de Douglas Costa, tendo realizado apenas 70 gols, nesse momento já tem alguém pensando “ah mas o forte dele não é fazer gol” e eu também pensei isso, até por essa razão fui procurar as assistencias e na totalidade de sua carreira são 91 passes pra gol, os dois atributos somados marcam 161 participações em gols durante a carreira, contando que são mais de 400 jogos, temos uma média de quase 4 partidas necessarias para uma participação em gol, mas segundo alguns comentarista é craque hein rs.

Douglas Costa foi sim muito prejudicado por suas lesões, não nego esse ponto, mas mesmo nos seus melhores momentos nunca foi um jogador extra classe, do estilo que chama a responsabilidade e decide jogos ou campeonatos, em sua temporada mais artilheira da carreira foram apenas 7 gols marcados, então o que explica todo esse alvoroço por parte da imprensa esportiva em torno de seu nome? simples, mídia!. Jornalistas amam historias, narrativas e contos emocionados, pintar a historia do craque que vem da Europa de volta pro Brasil com o sonho de jogar no clube que ama é lindo, concordo, mas não é verdade, pelo menos não nesse caso.

Nos últimos anos Douglas Costa foi muito prejudicado pelas lesões — Reprodução: Tnt Sports

Nas últimas 3 temporadas foram menos de 30 partidas disputadas em cada uma, com apenas 5 gols marcados no total, já em posição de reserva no Bayern de Munique o ultimo jogo disputado no clube por Douglas Costa foi em fevereiro, na final do Mundial de clubes, são quase 4 meses sem jogar uma partida oficial sequer. Como eu disse antes, nada pessoal contra o atleta ou contra algum jornalista, a única coisa que eu trouxe no texto foram fatos, aqui presente estão muito mais dados do que opiniões e são justamente os dados que sustentam minhas opiniões.

Não, Douglas Costa não é mais técnico que Daniel Alves, não, Douglas Costa não tem passe melhor que Arrascaeta, não, Douglas Costa não é o segundo melhor jogador brasileiro de sua geração e quem diz isso está simplesmente se deixando levar pela emoção. O que mais me espanta é ver comentaristas patrocinados por aplicativos de estatistica, que amam usar dados em suas analises, simplesmente fechando os olhos em relação a isso quando o assunto é Douglas Costa, eu não sou nem o maior defensor da frieza dos números, acho que eles não explicam tudo quando o assunto é futebol, mas ver o argumento mudando conforme a situação é algo que me incomoda.

Por que pra analisar Toni Kroos, De bruyne, Messi, números são válidos? por que pra dizer que Adriano imperador não era tudo isso números são válidos? Por que pra criticar Ronaldinho Gaúcho números são válidos? mas quando é pra não desmoronar a ilusão criada em torno de Douglas Costa números deixam de ter valor? não é assim que eu enxergo e baseado nisso escrevi esse texto, obrigado pela atenção até aqui, compartilhe e espero que tenha gostado!.

Contatos:

Senajonatas840@gmail.com

Instagram: @Tas071

Twitter: @Tasjonatas

--

--

Jônatas Nascimento

Esse é meu portfólio de produções textuais, aqui você encontra opiniões, analises esportivas, resenhas de álbuns musicais e tudo mais que eu julgar relevante.